quinta-feira, 15 de junho de 2017

As oferendas nas encruzilhadas


Macumba, como muitos denominam.

Possível explicação para as oferendas deixadas nas encruzilhadas:

"De acordo com o professor Leandro (historiador da UnB) as oferendas deixadas nas encruzilhadas era uma forma dos negros alimentarem seus irmãos escravos que estavam fugindo dos feitores. 
Os pretos escolhiam lugares estratégicos por onde escravos fugitivos passariam e colocavam comida pesada; carne, frango e farofa porque sabiam da fome e dos vários dias sem comer desses indivíduos e deixavam também uma boa cachaça pra aliviar as dores do corpo e dar-lhes algum prazer na luta cotidiana. 
As velas eram postas em volta dos alimentos pra que animais não se aproximassem e consumissem o que estava reservado para o irmão em fuga e aí surge o que todos conhecem como macumba. 
O rito permanece sendo realizado pelas religiões afro como forma de agradecimento e pedidos aos seus ancestrais e em homenagem a seus santos. 
A cultura branca e eurocêntrica foi quem desvirtuo a prática, para causar medo, terror e abominação e reforçar os preconceitos e discriminações contra os negros".


Um texto muito interessante, no entanto não há muita referência de sua autoria, ou se é baseado em estudos ou fatos da época, independente disso é cativante.
Segundo pesquisa pode ser de autoria de Leandro Santos Bulhões de Jesus, mas não encontrei fontes que comprovem realmente essa autoria. 
Não deixa de ser fascinante tal narrativa, sabendo-se que o tempo cria, desconstrói ou molda acontecimentos, mitos, rituais e suas verdadeiras finalidades.




Antes de ser associada a um tipo de religião, a palavra "macumba" descrevia um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao atual reco-reco. Um "macumbeiro" era o indivíduo que tocava este instrumento.





   Samantha


https://www.instagram.com/p/BVRxjvzDBOc/?taken-by=viajantenotempo
https://www.dicio.com.br/macumba/
https://www.escavador.com/sobre/5969953/leandro-santos-bulhoes-de-jesus
https://www.significados.com.br/macumba/
https://www.facebook.com/pedro.c.batista.1?lst=100001687932259%3A1529665432%3A1497514201




Related Posts with Thumbnails

Tarot

Seu DESTINO através do TARÔ

Minha Comunidade de Consultas no antigo Orkut.

The Rider Waite Tarot

Meu baralho preferido - by Waite, Arthur Edward - US GAMES SYSTEMS

Classic Tarot

Meu baralho preferido - by Carlo DellaRocca - Lo Scarabeo